Cirurgia Ortognática
Responda as seguintes perguntas:
• Quando você se olha no espelho, o seu queixo é perceptivelmente muito recuado, ou seja, para trás?
• Quando você se olha no espelho, o seu queixo é perceptivelmente muito para frente?
Se a resposta é sim a qualquer uma destas perguntas, então o seu caso é resolvido com uma cirurgia ortognática!
A cirurgia ortognática é um procedimento que reposiciona e corrige irregularidades esqueléticas e dentárias, incluindo desalinhamento dos ossos da face. Como se trata de um problema originado nos ossos, este tratamento vai além do tratamento com aparelhos ortodônticos. Sua principal função é melhorar a qualidade de vida do paciente, bem como a autoestima.
Nos pacientes portadores de deformidade dento-facial, a aparência pode ser drasticamente melhorada com o resultado da cirurgia, mesmo esta sendo focada na correção de problemas funcionais (mastigação, fala e respiração).
Quais os tipos de cirurgia ortognática?
- Cirurgia ortognática classe 2: Esta deformidade facial se chama micrognatismo ou retrognatismo. A mandíbula (parte inferior) é menor que a maxila (parte superior).
- Cirurgia ortognática classe 3: Chamado de macrognatismo ou prognatismo. A mandíbula (parte inferior) é maior que a maxila (parte superior).
Quem precisa de cirurgia ortognática?
- Pessoas que apresentam mordida imprópria resultante de alterações dentárias e/ou ósseas;
- Pacientes que possuem os maxilares com diferentes taxas de crescimento (muito à frente ou para trás);
- Defeitos no nascimento também podem afetar o alinhamento dos maxilares;
- Pacientes que apresentam deformidade facial adquiridas (acidentes, patologias, etc.).
Como funciona a cirurgia ortognática?
A cirurgia não é imediata. Existe um preparo de meses, no qual cada passo é planejado e acompanhado até o dia da cirurgia. Vale ressaltar que este procedimento é multidisciplinar. O primeiro passo é o tratamento ortodôntico, para que posição dos dentes seja corrigida em função das bases ósseas: os dentes superiores em relação à maxila e os inferiores à mandíbula.
O ortodontista seguirá as orientações do cirurgião, até o momento em que as movimentações dentárias necessárias sejam finalizadas, para que então a cirurgia seja realizada.
A cirurgia possui uma técnica que permite a ausência de cicatrizes, pois a intervenção é realizada na parte interior da boca. A recuperação pode durar entre 6 a 12 meses, mas, geralmente, a pessoa volta para casa entre 1 a 2 dias após a cirurgia com remédios analgésicos.
Veja as principais etapas realizadas em todo o processo da Cirurgia Ortognática.
Quais as implicações da não realização da cirurgia ortognática?
O posicionamento inadequado da mandíbula, e maxila vão além da aparência da região, também podem causar:- Funcionamento das articulações empregadas na mordida;
- A saúde dos tecidos periodontais;
- Função respiratória.
Onde fazer cirurgia ortognática em Manaus?
A cirurgia ortognática em Manaus pode ser feita no Instituto da Face do Amazonas – IFACEAM. Você encontrará cirurgiões com mais de 19 anos de experiência que irão diagnosticar, planejar e realizar este procedimento que trará melhorias perceptíveis para o seu rosto e sorriso, deixando-o mais harmonioso.