Os dentes do siso, também conhecido como dentes do juízo, ou terceiros molares, são os últimos dentes da arcada e iniciam seus aparecimentos entre os 16-18 anos, ao final da adolescência. Em algumas pessoas, o siso nasce de uma forma anormal ou permanecem inclusos (abaixo da gengiva).


Por que eu devo extrair meus sisos?


A Extração dos Sisos são necessárias quando eles não nascem ou nascem em uma posição incorreta. Os dentes que não nascem (inclusos) podem assumir muitas posições no osso, ocasionando diversos problemas, como:

  • Quando os sisos estão parcialmente aparecendo (semi-inclusos): se tornam muito difíceis de higienizar, por consequência, a gengiva em torno do dente, com frequência, sofre inflamações e podem ocorrer infecções associadas, causando inchaço, rigidez, dor, limitação de abertura de boca e doenças para os dentes vizinhos.
  • A presença de dentes inclusos pode alterar o posicionamento dos dentes vizinhos e trazer o desalinhamento dentários de um modo geral;
  • Em casos não raros, a presença de sisos inclusos pode promover o aparecimento de cistos e tumores na face, resultando em alterações de dentes vizinhos e até dos maxilares.

A remoção do siso pode ser muitas vezes corretiva ou preventiva, evitando estes diversos problemas, além disso a remoção do siso evita problemas futuros e diminui riscos cirúrgicos envolvidos com o processo.

Como é realizada a cirurgia de extração dos sisos?

No Instituto da Face – IFACEAM, possuímos um time de cirurgiões renomados e que lhe passarão toda tranquilidade e segurança. Você verá como será bem mais simples do que você imagina! Somente após avaliação será possível responder se a extração será em uma única sessão ou mais. O tempo do procedimento, pode variar, já que vai depender muito da posição dos dentes na arcada do paciente. Logo em seguida, todas as recomendações pós-operatórias serão orientadas ao paciente. Os principais cuidados após a cirurgia dos sisos são:

  • Compressas com frias para aliviar a dor e o inchaço na região;
  • Dieta líquida e pastosa, como sucos naturais e sopas. Alimentos quentes devem ser evitados já que podem prejudicar a cicatrização;
  • Realizar a higiene bucal devidamente.